sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

La Paz - Consoler of The Lonely (The Raconteurs)


La Paz é uma lugar engraçado. Lembro da primeira vez que estive lá em 2009. Logo após sair do Chile e passar 3 dias atravessando o deserto de Potosí em direção a Salar, resolvemos ir de Uyuni, uma cidade pobre e precária que dá nome ao Salar, direto para capital. Nossa esperança era encontrar um pouco de conforto após os desgastantes dias de altitude, comida horrível e nenhum banho. Não foi a visão que nós esperávamos, muito longe disso. A reação da turma foi tão desoladora que em 2 horas na cidade nós já tínhamos nas mãos passagens para o dia seguinte. Destino: Cusco. E essa visão ficou por muito tempo na minha mente até voltar em 2011.
Feira no centro de La Paz

Desta vez a trabalho, já fui com espirito preparado. Já sabia dos taxis, do trânsito caótico, buzinas ensandecidas, tcholas e casas no reboco. Hospedado no melhor hotel do centro, Camiño Real Aparth Hotel, caminhar pelo centro domingo foi um programa, humm,  exótico. Feira das Bruxas, Basílica de San Francisco, Plaza da Armas, Plaza Murillo, tudo me parecia bem melhor que na última visita. E foi fácil perceber que apesar da aparência, La Paz é uma cidade bacana e com diversas atrações.

Pode parecer esquisito, mas fazer compras em La Paz é surpreendente. Descobre-se logo que a Bolívia é o Paraguai sem brasileiros e, aparentemente, mais honestos. Alguns eletrônicos custam de 10% a 15% mais caro que nos EUA na Calle Lhampu. Ou seja, muito mais barato que comprar no Brasil. No shopping da cidade, em Calacoto, a surpresa são os valores dos sapatos e tênis, tudo muito em conta. Variedade não é o forte, mas basta garimpar que você achar coisas legais.

Basílica de San Francisco
Comer em La Paz também é muito bom. Com a moeda fraca, tudo é barato. Carne de Alpaca é, segundo os locais, mais saborosa e menos gordurosa que a bovina. Bom, já que eles disseram, comi toda carne de Alpaca que podia. A do hotel Camino Real Aparth hotel foi a melhor. Outro excelente lugar para visitar é o La Comedie restaurant art café. Comida francesa 5 estrelas com preço de Giraffa´s? Só em La Paz.

Fora de La Paz, o monte Chacaltaya, Vale da Lua e o Lago Titicaca são as melhores pedidas. Você consegue algumas excursões com bons preços no centro da cidade. Gaste um dia passeando pelo Monte Chacaltaya, a ex-mais alta estação de esqui do mundo. Ex porque ela não existe mais, a neve eterna se foi. Após gastar 1 hora para escalar os últimos 100 metros do 5.400 metros de altitude que o carro não te leva, descanse no trajeto até o Vale da Lua, parte mais baixa de La Paz, 3.200 metros de altitude. Cenário espetacular, imperdível e único.

Já no segundo dia, faça o passeio pelo lago Titicaca, com direito a almoço pré-colombiano na isla del Sol, 1 hora de barco das margens do Titicaca. Veja ruínas Incas, compre souvineres dos índios locais, veja a riqueza de história cada pedra do local tem, é fascinante.

Aproveite que a industria do turismo ainda não aportou pela região e sinta como se estivesse realmente desbravando algo inédito. Essa é talvez a melhor coisa da Bolívia, a falta de estrutura para os turista. Tudo se torna uma grande aventura, com paisagens lindíssimas, intactas, com histórias mil. Você irá se apaixonar, acredite, e voltará para explorar outras regiões do nosso vizinho.

Dicas


1. Camiño Real Aparth Hotel - USD 65,00 dia
2. Carne de Alpaca na manteiga do Camiño Real.
3. La Comedie - nunca mais você comerá comida francesa tão barata.
4. Monte Chacaltaya - Ex estação de esqui onde chega-se de carro. Prepare-se para o frio e a completa falta de ar.
5. Lago Titicaca - É onde fica a Marinha boliviana. Se você faltou as aulas de geografia, a Bolívia não tem mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário