segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Paris - Fly Me To The Moon (Frank Sinatra)


Inspirado em um pedido de uma prima, resolvi visitar minha memória atrás dos bons momentos em Paris. Se é que existe maus momentos de férias em Paris. Ela quer dicas de bons lugares, hotel, albergue. Tentarei sair do óbvio.

Precisa legenda?
Hospedagem em Paris não é barata e ficar bem localizado é fundamental se você tem pouco tempo. Eu já me hospedei 3 vezes no Hotel du Commerce. É tão freqüentado por brasileiros que a dona aprendeu português. E tente segurar o riso quando ela cobrar 2 Euros por dia para você tomar banho. Estranho mas você pode se hospedar e economizar 2 euros dias se agüentar ficar sem banho. O hotel fica no Quartier Latin, um bairro boêmio com vários bares na redondeza, além te ter uma pequena feira ao lado, algumas padarias e adegas. É bem próxima de Notre Dame, Sorbonne, Pantheon e dos Jardins de Luxemburgo.

Comece seu dia comprando frutas na feira ou um Crossaint du Chocolat em uma das padarias, afinal o Hotel não tem café da manhã. Isso acaba se tornando uma boa pedida, porque nenhum hotel te oferecerá crossaints tão bons. Vá caminhando até Notre Dame e tente relevar a multidão aglomerada em volta da bela igreja. Observe os detalhes da fachada, suas torres cortadas, entre, caminhe sem pressa por toda a extensão da igreja. Deixe-se levar pelas cores dos vitrais, esculturas, o chão, a imensidão do lugar.

Ao sair de Notre Dame, procure pela sorveteria Berthillon. Diz a lenda que é o melhor sorvete do mundo. Você encontra essa sorveteria por toda Paris, mas a que fica próximo a Notre Dame é a mais charmosa delas. Se você tiver sorte, algum artista de rua estará se apresentando na região. Sente-se no meio fio, aproveite esse momento.

Van Gogh bebia neste bar em  Montmartre
Você pode continuar seu tour seguindo as margens do rio Sena. Artistas e seus quadros, pontes, cafés, é tanta coisa para se ver que uma caminhada como essa leva um dia todo. Você passará pelo Louvre e pode parar em frente ao Grand Palace. Sente na grama ou veja se há alguma exposição que te agrade no Grand ou Petit Palace.

Ao final de tarde, volte para próximo do hotel e conheça Sorbonne, Pantheon e finalize com o por do sol nos Jardins de Luxemburgo. E antes de entrar para o hotel, compre um vinho e queijo em uma das adegas do Quartier Latin para beber no saguão do hotel observando o movimento da rua.

Você já assistiu "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain"? Então veja e gaste um dia inteiro passeando pelo bairro de Montmartre. Curvas tortuosas, a frutaria de frente a casa de Amelie, o café que ela trabalhava, todo o cenário do filme está no Montmartre. Comece pela "base" do bairro onde fica o famoso e muito caro Moulin Rouge. Souvenirs na região são bem em conta. Siga subindo pela ruas sem destino até você encontrar a linda Sacre Le Creux, de onde se tem uma visão inesquecível da cidade mais linda do mundo(ao menos para mim). E existe mais atrações no local: Au Lapin Agile, o restaurante que reunia alguns artistas como Picasso, Max Jacob, Apollinaire, Soutine. Diz a lenda que Picasso doava pinturas em troca de comida neste restaurante. Temos também o único parreiral dentro dos limites de Paris, alguns histórias de Space Invaders , alguns histórias de Space Invaders.

Artista de rua em frente ao Berthillon
Bom, deu para perceber que você pode gastar 3, 4 dias por Paris sem gastar grana entrando em museus ou pagando por tours. Isto é o que me encanta em Paris, somente caminhar pela cidade já vale a passagem, andar sem hora, sem destino, sem pressa. Observe como se tivesse todo o tempo do mundo, até porque você nunca conseguirá "esgotar" Paris, sempre haverá algo para ver. Vale até mesmo comprar uma Champagne para beber de noite embaixo da Torre Eiffel. Aproveite para subi-la a noite, não tem fila e você percebe o porque do apelido Cidade Luz.


Dicas
1. Hotel du Commerce
2. Sorvete Berthillon
3. Caminhe, caminhe, caminhe
4. Se perca em Montmatre
5. Souvineres na região do Moulin Rouge são bem mais baratos

Nenhum comentário:

Postar um comentário